terça-feira, 14 de junho de 2011
Ligre ( cruzamento de leão com tigre )
E a imagem de um “ligre”! Mistura de leão com tigre. Um bicho gigantesco. Você já tinha ouvido falar nisso? Será que esse negócio é verdade? É aqui que entra em ação o detetive virtual
No zoológico Safari Park, na China, tem leão, com aquela juba característica. Tem tigre, igualzinho aos da Família Tigre, que o Fantástico andou mostrando. Mas tem também um grandão. Parece um tigre que caiu na água sanitária, com umas listras meio apagadas.
Isso é um ligre! Filho de leão com tigresa. Leão macho com tigre fêmea dá ligre.
E tem outro que a gente chama de tião. Filho de tigre macho com a fêmea do leão. Cada cruzamento dá um bicho diferente.
Um zoológico em Shenzhen, no sul da China é o único lugar do mundo em que o ligre e o tião convivem lado a lado. E para que esses bichos estranhos nascessem, não foi preciso que nenhum felino pulasse a cerca. Tudo começou com a história de um amor impossível.
Na natureza, não existem ligres nem tiões. Isso porque leões e tigres nunca ocupam o mesmo território.
Em Shenzhen, um tigre, o Russo - que tem esse nome porque foi presente de um circo de Moscou - tinha problemas de relacionamento com os outros tigres. Botaram o russo na jaula dos leões e ele se deu muito bem, principalmente com as leoas. Nasceram dois tiões.
O pessoal do zoológico gostou e levou o “leão cabeleira” para a jaula da “tigresa spice girl”. Desse namoro já nasceram 11 ligres.
Em geral, ligres têm cabecinha pequena em comparação com o corpo. O corpo é enorme, muito maior que o dos tigres ou leões. Isso porque a genética deles não sabe a hora de parar de crescer, efeito colateral dessa mistura.
Por isso, biólogos condenam esse tipo de cruzamento, acham crueldade. Os ligres, quando sobrevivem ao nascimento, raramente vivem mais do que três anos. Já os tiões são menores, mas são enjoados. São muito mais ferozes. Por isso, todo cuidado com eles é pouco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário